Soares caracterizou Paulo Penedos como "pessoa séria"
A informação consta do depoimento por escrito de Mário Soares, enquanto testemunha de defesa de Paulo Penedos, enviado à juíza titular do caso "Face Oculta", que está a ser julgado no tribunal de Aveiro.
No documento datado de 08 de novembro, a que a Lusa teve hoje acesso, Soares assume não conhecer nada do processo, em que Paulo Penedos está acusado de um crime de tráfico de influências.
No entanto, o ex-presidente da República diz não ter qualquer dificuldade em dizer, como testemunha abonatória, o que pensa de Paulo Penedos.
Numa carta curta, com dois parágrafos, Mário Soares afirma ser amigo do arguido, que conhece desde pequeno, e dos seus pais. "Tenho por ele muita amizade e consideração, no plano pessoal e profissional", escreve Soares.
Jorge Sampaio, outro ex-presidente da República, que optou por depor presencialmente, será ouvido no tribunal, como testemunha de José Penedos, no dia 27 de novembro.
O coletivo de juízes que está a julgar o caso procedeu hoje ao agendamento das testemunhas arroladas pela defesa do ex-presidente da REN.
Além de Jorge Sampaio, no mesmo dia serão ouvidos o ex-ministro das Finanças Eduardo Catroga e Carlos Costa Pina, que foi secretário do Estado do Tesouro dos Governos de José Sócrates.
A 115.ª sessão do julgamento, que decorreu hoje, ficou marcada pela conclusão da inquirição da testemunha Maria Manuela Correia de Pinho, que foi arrolada pela defesa de Namércio Cunha.
O processo "Face Oculta" está relacionado com uma alegada rede de corrupção, que teria como objetivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho, nos negócios com empresas do setor empresarial do Estado e privadas.
Entre os arguidos estão personalidades como Armando Vara, ex-administrador do BCP, e José Penedos, ex-presidente da REN, e o seu filho Paulo Penedos.